Restauração

Pastelaria

Em Mora recuperámos o saber fazer dos bolos de tabuleiro característicos desta região do Alentejo. Diferentemente de outros doces alentejanos, os bolos de tabuleiro são fruto do engenho e arte que resultou do que à época era a vida com parcos recursos.

Tal como muita da gastronomia da região, de que são exemplo a açorda o gaspacho e as migas de espargos, também os bolos de tabuleiro recorrem a ingredientes que à época eram comida dos menos abastados como eram as abóboras, o mel as cenouras e os agriões.

Pão Cafe & Companhia

Bolo de Mel e Gila

Visite a pastelaria Pão Café & Companhia em Cabeção cuja especialidade é o bolo de mel e gila que vale a pena levar para casa. Sim, porque uma das características do bolo de tabuleiro é a frescura que mantém por vários dias sem necessidade de conservantes.

Ver página do Pão Café & Companhia

Pizzaria

É pensamento corrente que devemos as pizzas aos nossos amigos italianos. Se é verdade que a pizza como a conhecemos hoje nasceu em Nápoles no século 18, a sua origem remonta a tempos bem mais antigos. A base já deve ter, pelo menos, aí uns 6 mil anos e era conhecida como “pão de Abrahão” ou “piscea”. A cobertura de carne e cebola chegou pela mão dos fenícios uns 3 mil anos antes de Cristo. O resto foi inventado pelos italianos.

Bem, tudo isto aconteceu antes de ter nascido a PitzaLusa. Há um antes e um depois. O depois é que aqui em Mora; a D. Bia acrescentou-lhe os sabores alentejanos.

Pizzas Alentejanas

PitzaLusa

Que tal uma pizza de farinheira alentejana com espinafres, ou uma pizza de migas com carne do alguidar? Mas as novidades não se ficam por aqui. Visite o site da PitzaLusa e descubra outros sabores interessantes.

Ver página da PitzaLusa