Artigos

Ag20130506

Assembleia Geral

Decorreu no passado dia 6 de Maio a última assembleia geral da Moralentejo onde, para além dos assuntos mais relacionados com os trâmites legais da nossa associação, pudemos assistir a uma retrospectiva do caminho percorrido até aqui que, até para os envolvidos, foi uma grata surpresa.

O Presidente Jaime Pires destacou na sua retrospectiva, para além das inúmeras reuniões realizadas (praticamente todas as semanas desde a primeira grande reunião com a Animar a 18 de Janeiro deste ano), todos os passos dados desde o registo no nome Moralentejo, passando pela criação e aprovação dos estatutos e eleição dos corpos sociais até ao registo oficial com a celebração da escritura pública. Para além destes aspectos mais burocráticos destacou ainda todo o trabalho realizado em contactos com as várias entidades relacionadas com os objectivos da associação. E em particular todo o trabalho de identificação dos recursos existentes e do potencial futuro.

Foi no âmbito deste último destaque que o sócio António Ferreira apresentou a primeira versão do “mindmap” resultante deste trabalho de reflexão conjunta que envolveu cerca de uma dúzia de sócios e que identifica oito linhas orientadoras (oportunidade, extraordinária, relevante, única, estrutural, criativa, fundamental e inovadora) para a classificação de outras tantas estações (alojamento, artesanato, animação, evento, indústria, recurso natural e restauração) segundo a sua importância actual e a perspectiva futura. Este mapa já está disponível para todos os actuais sócios e irá sendo actualizado pelas futuras contribuições dos novos e actuais sócios, tornando-se numa ferramenta dinâmica para nos orientar no percurso a seguir para o desenvolvimento da região de Mora.

De destacar ainda as actividades em que a Moralentejo esteve de alguma forma envolvida, quer organizando quer participando usando a sua estrutura de rede, como foi o caso do passeio fotográfico, do passeio pedestre com a SAL, da preparação das actividades com abelhas, e a participação em feiras e eventos, sobretudo os ligados ao desenvolvimento com foram a Reunião do Turismo do Alentejo, o Forum Alentejo Empreende, e a reunião com o Conselho Directivo do Agrupamento de Escolas de Mora e a representante da Associação de Pais da mesma.

Esta reunião foi ainda oportunidade para a apresentação do manifesto que brevemente ficará também disponível neste site na secção “sobre nós” que coube ao sócio Carlos Trindade e que tece as principais linhas que identificam a associação.

Para o futuro mais imediato a Moralentejo irá dar início a uma série de contactos com entidades oficiais, associativas e empresariais com o intuito de se dar a conhecer e estabelecer parcerias.

Acreditamos estar no bom caminho. Junte-se a nós. Teremos todo o prazer em caminhar consigo. Associe-se e traga-nos as suas ideias para o desenvolvimento da região em que estamos inseridos.

Deixe uma resposta