Apicultura
Já ousou ter uma abelha nas mãos? Não tenha medo!
Elas partilham conosco, para nosso deleite, o produto do seu labor!
Num enquadramento cénico amplo, com ar puro, luminoso e ao som do canto das aves e de zumbidos, que equivalem a vida na natureza, é onde estão localizados os nossos apiários. Locais 5 estrelas, dizemos nós, porque queremos as nossas abelhas bem instaladas …
Apreciamos e respeitamos estes insetos, trabalhadoras incansáveis, que se organizam em sociedade de forma formidável. As razões que fazem desta actividade, uma paixão para quem a pratica, são várias e diferentes para cada um. Para nós é principalmente:
- O contato com a Natureza e actividade fisica, que na apicultura é bastante, favorecem o bem estar quer fisico quer psicológico. Nada melhor que umas horas passsadas a observar as abelhas para que a serenidade nos invada, no espaço antes ocupado pelo stress ou pelas preocupações diárias.
- Por outro lado o facto desta atividade também porprocionar o contato constante entre apicultores, que se tornam amigos, faz dela muito mais do que uma simples atividade profissional.
- O conhecimento apícola abrange várias áreas da ciencia, como a Quimica e a Biologia para citar só duas, o que implica que o apicultor está sempre a aprender. A constante procura de informação, para lidar com os problemas que surgem, ou a busca de mais conhecimento faz com que conheça pessoas e aprenda coisas surpreendentes. Isto só por si é motivador e enriquecedor.
A tradição que nos é transmitida, por quem faz isto à uma vida, e a tecnologia disponivel hoje em dia juntam-se para nos dar uma produto tradicional, o mel, que obedece a todos os requesitos de um produto de qualidade, higiene e segurança para o consumo humano.
Surpreendente é ainda a diversidade dos produtos que podem ser retirados da colmeia … porque o mel é apenas um … Para além do mel temos também o própolis (um dos melhores antiséticos na natureza), a cera (com inumeras aplicações na industria), a geleia real (um dos mais ricos alimentos conhecidos) e o veneno produzido pelas abelhas (utilizado em tratamentos alternativos).
Cabe aos apicultores, proprietários das terras e todos em geral respeitar a Natureza e fazer com que o Ambiente se mantenham favorável para a vida sem sobresaltos destes insetos para:
- manter a qualidade da água e das pastagens de flores variadas e coloridas, que são a sua fonte de alimento e um regalo para a nossa vista
- usar formas naturais não poluentes de adubar e controle de pestes e
- observar atentamente o uso de quimicos que as fragilizam e frequentemente matam.
É maravilhoso o mundo das abelhas e está repleto de segredos ainda por desvendar!
Deixe uma resposta